Pesquisa Rápida:


Doenças das Coronárias – Doença Coronariana


As artérias coronárias são as artérias responsáveis pela circulação de sangue nas parede do coração. Quando adoecem, o coração passa a receber menos oxigénio e nutrientes, diminuindo sua eficiência ou, em casos mais graves, perdendo definitivamente parte do músculo.

A causa mais comum de doença nas coronárias é a aterosclerose, a acumulação de ateromas (placas de gordura) nas artérias. As coronárias podem também sofrerem inflamação, chamada arterite coronária. Outra situação possível é a embolia, quando um coágulo, formado em outro local da circulação, migra pelo sangue e entope uma coronária. Isto se chama embolia coronária.

As fases iniciais da doença de coronária costumam ser "silenciosas". A pessoa não sente nada e seu exame físico é normal. Na maior parte das pessoas em que a doença progride, após um tempo começa a se perceber desconfortos aos esforços. Pode ser uma dor, um aperto, uma queimação. A variabilidade dos sintomas é tão grande que nem a História clínica nem o Exame físico garantem a presença ou a ausência da doença.

O tratamento é dependente do que originou a doença e do grau do problema, mas basicamente é o tratamento da aterosclerose e das obstruções a circulação.

Alguns termos técnicos

Isquemia miocárdica - é o mal funcionamento do coração por não estar recebendo a quantidade de oxigénio que necessita em determinado momento.

Enfarte do miocárdio - é a morte do músculo, com perda definitiva dos cardiomiócitos.

Angina do peito - é o desconforto provocado pela isquemia miocárdica.